"Aproveite e tire de seu "armário" aquelas pessoas negativas,tóxicas

e sem entusiasmo que tentam te arrastar para o fundo

dos seus próprios poços de tristezas, ressentimentos, mágoas e sofrimento.

A insegurança dessas pessoas faz com que busquem outras para lhes fazer companhia,

e lá vai você com elas... junte-se a pessoas ENTUSIASMADAS

que o apoiem em seus sonhos, projetos pessoais e profissionais. "

O Indivíduo Ar


Na caminhada do desenvolvimento espiritual os elementos intervêm na natureza da pessoa, pois o elemento predominante no indivíduo condiciona em parte a sua forma de agir e de pensar. Por sua vez, a pessoa molda formas de pensamento no astral segundo a sua própria maneira de ser, assim ela cria uma categoria elementares artificiais. Estes são formas criadas pela mente das pessoas, por isso é que o mundo astral encerra uma inconcebível variedades de coisas, desde que ali existe uma réplica de tudo quanto há no plano físico, e muito mais, pois devem ser também levados em conta também a existência daqueles elementais criados pelo pensamento das pessoas além de tudo aquilo que tem ali o seu próprio plano existencial.Pelo que afirmamos conclui-se que muitas coisas que existem com formas no astral, no mundo material elas existem apenas como pensamentos.

No plano astral existem todos os elementais que correspondem aos elementos da natureza sob as suas mais diversificadas formas e também uma imensa quantidade de elementais artificiais, aqueles gerados pela mente das pessoas. Na realidade esses são formas relativamente efêmeras

Muitas culturas do mundo inteiro incluem os quatro elementos nas suas tradições filosóficas, religiosas ou mitológicas. A maioria dessas tradições postula uma energia primária que então se manifesta como correntes de “reduzida”, conhecida como elementos, um processo que se assemelha ao funcionamento de um transformador elétrico. Esta energia primaria recebeu muitos nomes: prana força vital, QI e outros. Em toas as culturas desta energia têm sido idênticas, muito embora os nomes dados para a força primária e para as próprios elementos tenham variado.

Na palestra anterior analisamos algumas peculiaridades do elemento água e vejamos agora como é uma pessoa do elemento ar.

Este elemento retrata pessoas que preferem esportes como, por exemplo, o pára-quedismo. São pessoas que se sentem bem em lugares altos e que por isso, em parte, como profissão dão preferência a atividades de piloto de aviões, aeromoças, equilibristas, trapezistas e coisas assim. Também gostam muito de pescar especialmente enquanto paralelamente têm como segundo elemento a água.

Correspondem ao biótipo hepático - Tai Yang - ( que os japoneses costumam chamar “tipo sardinha). São pessoas progressistas, revolucionárias, pioneiras, sendo muitas vezes não bem compreendidas pela sociedade convencional. Inovadoras, mas pouco tendentes a persistirem.

Têm idéias que sensibilizam as pessoas facilmente, são simpáticas e envolventes. Têm dificuldades de aceitar as limitações do corpo. Como acontece com Fogo, as pessoas ar tem olhos muito vivos e brilhantes.Em esportes gostam de asa delta e quando criança gostam de brincar com aviões de papel pipas de papel, aero-modelismo e coisas assim.]

São pessoas que adoram a brisa, e as correntes de ar por isso não toleram bem ambientes confinados, trabalho em salas fechadas, etc. Por outro lado são tendentes às doenças respiratórias, que pioram em lugares fechados, abafados. No tratamento da saúde, mais que remédios, preferem exercícios respiratórios ( Hatha Ioga, por exemplo) como forma de tratamento. Tem excesso de energia no pulmão e pouca energia no fígado.

Geralmente são pessoas que pensam muito, são inteligentes, por isto são bastante criativas, mas pouco persistentes naquilo que idealizam, ou mesmo o que inicia. Têm forte dose de autoconfiança naquilo que fazem, mas sem grande poder de decisão naquilo que pretendem. Dotadas de orgulho e amor próprio embora que via de regra seja um tanto fúteis, facilmente influenciáveis, sem vontade muito definida. Quando em exagero corresponde aquele tipo de pessoa que o povo chama de “Maria vai com as outras”.

Quando recebem a devida atenção são dóceis, fáceis de ser conduzidas, mas quando são atingidas além de um determinado limite elas podem explodir em cólera violenta (É o tufão, o furacão). Nesta situação chegam a dominar o elemento água e terra, e mesmo fogo.

Não suportam o sofrimento nem em si e nem nos outros, quando criança e se machuca diz sopra, sopra...

São criativas, tendem a estimular a inspiração e a criatividade. A sexualidade não está no topo da lista de prioridades.

Admiram os seres alados, dos pássaros e não suportam vê-los maltratados ou presos. As faculdades mentais estão muito ligadas a esse elemento.

Sintomas mais comuns: tensões nas costas, principalmente na região cervical. Grande tendência a gazes, flatulência, e acidez. Apresenta falta de energia no fígado e excesso no pulmão. Fazem-lhe bem as frutas ácidas em doses moderadas, pois nutrem o fígado, porém em doses excessivas agridem.

As pessoas conforme a natureza Elemental, reflete os arquétipos de sua linha especialmente em se tratando do elemento ar. Assim, podemos dizer que a sintonia com um silfo pessoal confere-lhe acesso ao reino dos arquétipos. Por isto as pessoas do elemento ar gostam muito das coisas imponderáveis, das coisas que não se apresentam com formas concretas, o inverso da pessoa terra. Vejam que o ar é assim, ele existe em torno de nós, mas não podemos segura-lo por ser algo fugidio. Assim as pessoas ar gostam muito do sobrenatural, do mediunismo, de cartomância, e tantas outras artes adivinhatórias – coisas imponderáveis. Isso, mais que uma virtude, está sujeito a ser um peso existencial, pois que não são poucas as pessoas que adquirem carma pelo exercício desse tipo de atividades. O carma assim adquirido faz com que, muitas vezes, em outras encarnações elas sintam-se atraídas pelo ocultismo, mas ao mesmo tempo tenham grande medo dele.

Quando em desarmonia as pessoas ar tendem a o suicídio pulando de lugares altos. Também têm tendência para doenças respiratórias. Têm tendência à expansão, por isso uma pessoa ar possa se tornar facilmente um idealista, um “visionário”, um ideólogo, filósofo, pensador, ou seja, quando não fazem o corpo voar os fazem a mente. São pessoas ágeis no pensar, tendentes ao teorismo (o inverso do que acontece com uma pessoa terra que tende ao lado prático e objetivo das coisas). Deliciam-se com os sonhos, sendo o tipo de pessoa que tem mais facilidade para sonhos lúcidos e mesmo para “viajar dentro do sonho”, mudar de um sonho para outro sabendo que está vivenciando sonhos sucessivos.

São pessoas que vivem no reino abstrato do pensamento, e para eles um pensamento é simplesmente tão real, ou, mesmo ainda mais real, ou pelo menos mais importante que um objeto material (exatamente o oposto de “terra”). Vivem em seus sentimentos e, mais do que qualquer outra coisa, o estado emocional deles, é que determina o padrão de comportamento. Comparando-se com “fogo”, vemos que este vive uma atividade inspirada e altamente excitada, mas que não vivem no mundo abstrato como acontece com “ar”.

Os silfos facilitam a compreensão e promovem a inspiração, por isso as pessoas ar têm tendência para as artes, especialmente para a música, a poesia, e a pintura. O tipo Elemental de uma pessoa faz com que ela seja, por exemplo, um artista; exatamente, porém isto está mais intensamente presente nas pessoas ar. Uma pessoa quando é uma artista ela retrata mais as coisas ligadas ao seu elemento individual. Pessoas do elemento ar gostam de expandir a sabedoria e geralmente são muito curiosas. Necessitam de canais de expressão através dos quais possam dar vazão à livre expressão de idéias e liberdade intelectual. Preferem, por isto, profissões ligadas à comunicação, são os radialistas, jornalistas, comunicadores em geral. Nas ruas os vemos geralmente “camelôs” e divulgadores de produtos e coisas assim.

Não suportam os ambientes confinados, querem o ar livre parra o exercício profissional. As profissões que devem ser exercidas dentro de salas, presas a escrivaninhas e balcões as entediam muito.

As mulheres ar são as mais volúveis de todas, pois têm sentimentos pouco presos às coisas concretas. Gostam de futilidades, de festas e exibições. São excessivamente ligadas a modas, aos desfiles de modas, querem sempre novidades no vestir, muito afeitas às maquilagens e mudam de aspecto tão facilmente quanto o faz um camaleão. Muitas vezes maquilam-se exageradamente ou em muitos casos vestem-se com roupas de cores e modelos aberrantes.

São pessoas que se amoldam com facilidade às situações, mas que não permanecem assim por muito tempo por não serem persistentes. (O ar amolda-se facilmente a um recipiente, mas sempre está tendendo a escapar pelo menor orifício), na primeira oportunidade tomam outra forma qualquer, assim também é a pessoa desse elemento.

São perdulárias, gastam muito, não pensam muito no futuro, adoram comprar, dar e receber presente. Não se afinam de forma alguma com profissões de arquivistas, museólogos e similares, mas gostam de profissões ligadas ao turismo.

As mulheres do elemento ar não são muito afeitas a cuidar de crianças, preferem mais participar de festas e passeios do que ficar cuidando dos afazeres do lar. Não são muito de cuidar dos filhos, mas, por outro lado, são bem amigas e carinhosas com os filhos, e com todas as pessoas. Apaixonam-se facilmente, mas de igual maneira esquecem. Mudam de marido e vice-versa com facilidade e também estão sujeitas a se prostituirem com relativa facilidade.

Ar, são pessoas que gostam de toques físicos, são afetuosas, adoram ser acariciadas. São pessoas que têm grande atração pelo elemento fogo, as mulheres ar levam os homens fogo a situações passionais que podem atingir uma grande intensidade e vice-versa.

Os homens ar também são muito volúveis, os seus sentimentos não têm fortes raízes, por isso traem com grande facilidade. Não permanecem por muito tempo numa mesma classe de emprego, de trabalho, sentem a necessidade de mudar constantemente. Geralmente não são aqueles pais muito ligados ao lar, deixam as responsabilidades de lado, preferem sair de casa, visitar lugares, pessoas, farras e coisas assim.

É o elemento que abriga o maior número de infidelidades de todas as naturezas. Uma pessoa terra não rompe facilmente um laço conjugal, a não ser por causa seria, enquanto ar o faz com a maior facilidade, sem constrangimento algum. Ou não casam ou o fazem muito precocemente, pois facilmente se separam. Enquanto isso terra, demora a casar por ser muito objetivo, mas quando o fazem não se separa facilmente. A pessoa fogo separa-se fácil, porem menos que ar, contudo por ter um temperamento explosivo, depois de ar, é a pessoa que mais se separa. Por sua vez água é aquela pessoa que suporta muito, tolera muito, mas retém as mágoas. Somente quando passa do limite é que explode e não é incomum o fazer com violência e com retenção de mágoas. Mesmo sendo um elemento que lava mágoas, mas quando além de um determinado limite, dá-se o inverso.

Por serem pessoas volúveis magoam facilmente os entes queridos, mas quando tomam consciência disto sofrem, pois são essencialmente amorosas; apenas não compreendem o quanto um ato pode atingir uma pessoa.

A liberdade é o seu forte, agora aqui, um instante depois ali, não lhes interessa muito os lugares, o importante é o mudar. Assim, podemos dizer que são pessoas que não toleram, por exemplo, passar duas férias seguidas num mesmo lugar. Tem grande tendência ao novo, às renovações, quer sejam elas físicas, ou no trabalho, assim sendo hoje estão aqui e amanhã acolá, portanto, o inverso de terra.

Um dos símbolos de ar é a borboleta

Gostam de viajar, por isso são os vendedores viajantes, caminhoneiros, guia de turismo e coisas assim. O ar não para, assim também é a pessoa ligada a esse elemento vive em constante movimentação. Pessoas que gostam de mudanças em tudo, mudam de residências, mudam de amores, mudam de profissões, mudam de preferencias, com a maior facilidade.

N esta fase de nossos estudos aconselhamos que o discípulo analise, e medite sobre os quatro elementos visando conhecer suas peculiaridades e por certo constatará que as qualidades dos elementos da natureza se fazem claramente presentes nas pessoas moldando-lhes a personalidade. Esta análise evidencia que as pessoas apresentam exatamente as mesmas características dos elementos. Todas as características pessoais retratam elementos da natureza, quer isolada quer combinadamente.

Examinando-se as qualidades dos elementos da natureza pode-se evidenciar que o quanto elas estão presentes nas pessoas. Tudo aquilo que os elementos apresentam em sua natureza se se manifesta na pessoa em sua maneira de ser.

As coisas são combinações em proporções diferentes dos elementos e isto também é válido para as pessoas, as proporcionalidades dos elementos que existem nas diferentes coisas também existem nas pessoas. Cada um reflete não apenas um elemento, mas uma somatória de todos, salientando-se mais um ou mais outro. Por isso diz a Tradição que o que muda de uma pessoa para outra é fruto da proporção dos elementais. Há, é claro a predominância de um elemento e isto lhe marca a personalidade básica de forma bem nítida, mas, ao mesmo tempo, sente-se a presença dos demais elementos. Por exemplo, um alpinista possivelmente está ligado mais ao elemento ar (gosto pelas alturas) e ao elemento terra (montanha).

O conhecimento sobre a natureza Elemental de uma pessoa serve como teste vocacional, através disso pode-se saber quais as profissões mais adequadas para ela, qual o melhor campo de atuação; pode-se saber o como ela reage ante as diversas situações da vida. O conhecimento Elemental da pessoa até mesmo oferece um índice, com boa margem de segurança, para indicar o tipo de pessoa com quem é ela compatível para os negócios, sociedades, e para o matrimônio. A partir dessas informações que estamos revelando é possível o desenvolvimento de um sistema psicológico praticamente utilizável. Conhecer a influência dos elementais na natureza humana é bem importante porque isto facilita a compreensão da pessoa sobre si mesma, a compreender as outras pessoas e até mesmo a compreender o mundo como um todo.

Vale à pena fazer comparações entre os quatro temperamentos para vermos quantas coisas erradas ocorrem por falta desse tipo de conhecimento. Mesmo na vida do dia a dia, na profissão a importância desate conhecimento se faz sentir, pois a adaptação ou não a uma situação vivenciada muitas vezes diz respeito à sintonia ou não da pessoa com o seu elemento essencial. Tanto isto é verdade que existe a seguinte expressão: “Fulano é uma pessoa que está fora do seu elemento”. Isto quer dizer que aquela pessoa vivencia um campo de atividades que é estranho à sua verdadeira natureza. Por exemplo, uma pessoa de “ar” que tenha que viver numa sociedade bem material, exercendo uma função ligada a uma atividade física, ou mesmo integrar um grupo que lida com as coisas do mundo material, por certo ela sentir-se-á continuamente uma desajustada, embora esse tipo de vida seja ideal para uma “terra”. Se aquela pessoa “ar” não arranjar alguma forma de compensação ela estará sujeita a entrar numa condição mental indesejável, no mínimo sentir-se-á muito infeliz. Num caso assim a pessoa deve procurar alguma forma de compensação dentro do seu elemento, isto é, deve se ligar a alguma forma de atividade própria da sua natureza, como, por exemplo, a um campo de atividade espiritual, ou metafísica. Em se tratando de uma pessoa “fogo” ela deve procurar uma atividade de liderança social, ou coisa equivalente. Uma pessoa de “água” precisa ter envolvimentos emocionais.

Assim torna-se mais fácil a administração de um conselho, pois há o conhecimento da razão pela qual a pessoa dentro de um determinado grupo sentir-se deslocada, neurotizar-se e mesmo de assumir posições diferentes daquelas que eram esperadas dela. Tudo se torna mais fácil desde que seja entendido que pessoas “ar” são motivadas por seus conceitos intelectuais; “água” por anseios emocionais mais profundos, “fogo” por inspirações e aspirações; “terra” por necessidades materiais.

Diz Carter: “Se os psicólogos, psiquiatras e conselheiros de vários tipos, ao menos aprendessem classificar as pessoas segundo o elemento predominante, constituindo os tipos de personalidade, dariam um grande passo à frente nos seus esforços para deslindar as forças infinitamente complexas que atuam na motivação e no comportamento do ser humano”. “Exercendo uma atividade paralela em seu próprio elemento uma pessoa pode ‘recarregar as baterias’ para poder suportar uma atividade fora do seu elemento”.

A pessoa pode procurar estabelecer, conscientemente, uma sintonia com a energia do seu elemento por meio do cultivo e do contracto físico íntimo com esse elemento; pois, de uma forma real, os elementos de terra recebem o maior gradiente de energia do elemento “terra”, os de ar, do ar e assim por diante.

Uma pessoa “fogo” precisa estar ao ar livre, na luz solar, banhando-se no calor do fogo radiante que vem do Sol. Precisam manter-se fisicamente ativos a fim de captar a energia ígnea. Um “fogo” que tenha que ficar confinado por muito tempo e sem oportunidade de exercer movimentações, logo começa a sentir-se “stressado”, irrequieto, nervoso e assim facilmente estará sujeito a entrar em depressão. Uma pessoa “ar” é particularmente sensível ao clima de montanha, ela precisa de ar limpo, leve, de uma qualidade de atmosfera que jamais é encontrada nas grandes cidades, ou nas planícies úmidas e nos vales.

Tudo isto diz muito do comportamento das pessoas na sociedade e por isto é que nos diz Lois H. Sargent em seu livro “Haw to Hadle Your Human Relations”: “Os de ar, por exemplo, tendem a se elevar acima dos conflitos e a flutuar ao redor deles, “Fogo” a se envolver com eles,” água” a fugir deles e terra a enfrentá-los, tendem a resolver com a pessoa que causou o problema no seu caminho. Por seu turno os de “água” detestam todas as formas de conflitos, tendem a escorrer ao redor dos conflitos, por baixo deles ou sobre eles, ou então, se tudo falha, a desgastar lentamente a pessoa ou a coisa que está no seu caminho. Os “terra”, sendo bastante sólidos por natureza, tendem a desdenhar do conflito, preferindo absorver o impacto do problema. Todavia, quando forçado contra a parede, são capazes de enfrentar duramente o obstáculo com força total. Os “fogo” tendem a vencer os obstáculos, a queimá-los ou a afugentá-los, com uma demonstração de força. Raramente exibem um comportamento que poderia ser chamado de diplomático. Enquanto isto os de “ar” preferem ponderar as coisas e geralmente pensam bastante antes de agir. Os de “água” são impressionáveis, sensíveis e intuitivos, por isso inclinam-se a aguardar os acontecimentos de ter a oportunidade de encontrar uma orientação para a solução dos seus problemas.

A compreensão das características dos elementos refletidas na personalidade pode contribuir de muitas maneiras para o autoconhecimento, mostrando como podemos viver melhor em nossa própria companhia, como podemos satisfazer as nossas necessidades e revitalizar o nosso campo de energia.



Os elementos também nos dão uma indicação a respeito de como controlar e canalizar vantajosamente as nossas energias. Para concluir vamos citar o grande mestre Paracelso, aquele que G. Jung considerou um precursor dos psicólogos modernos. Paracelso atribuiu um espirito da natureza, específica para cada um dos elementos. Esses espíritos ou algo equivalente são mencionados em todas as mitologias e simbolizam, o modo de atuação do elemento. Segundo Paracelso podemos trabalhar com essas forças. Ele deu o nome de ondinas aos elementais ligados à água, Paracelso declarou que estes elementais devem ser controlados por meio da firmeza. Portanto, podemos aprender que as pessoas de “água” precisam ser firmes consigo mesmas e que às vezes, a firmeza é a melhor maneira de se lidar com uma pessoa “água”, especialmente quando suas emoções estão fora de controle.

É atribuido o nome sílfides aos elementais do ar e ensinou que eles podem ser controlados pela constância. É evidente que uma abordagem decisiva e constante da vida é algo que as pessoas de “ar” devem cultivar. Para os de “ar” é difícil assumir um compromisso com uma determinada resolução, mas esse é um passo importante na evolução deles.

Os de “fogo” são as Salamandras, e que podem ser controladas principalmente pela serenidade. Em outras palavras, os signos de fogo podem moderar os usos extremos da sua energia cultivando, conscientemente, um tranqüilo e calmo estado de contentamento. Se os de “fogo” puderem aprender esta arte de aceitar calmamente a vida no aqui-e-agora, evitarão muitas tensões e desgastes de energia.

Os de “terra” são os gnomos, que podem ser controlados pela generosidade jovial. Obviamente a generosidade jovial não é uma qualidade comumente encontrada nas pessoas de “terra”, mas é uma coisa que traz benefícios para todos se for aprendida. A maior força e irradiação de “terra” resplandece quando eles assimilam essa qualidade na sua natureza. Os de “terra” quando assimilam essa qualidade resplandecem com maior força e irradiação.

Correspondência astrológica: Cada elemento envolve três signos, sendo os de “ar”: Gêmeos, Libra – Aquário. Regido por Urano. Gostam de instrumentos de sopro, enquanto terra gostam mais de sons de instrumentos de percussão. Deleitam-se em observar as nuvens e a construir formas mentais nelas. Gostam muito de incensos em geral.

www.laerciodoegito.com.br

Nenhum comentário: